terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pois é... fiquei doente... =S

Como o próprio título do post já diz: fiquei doente.

Pra quem me conhece e não ficou sabendo, e pra quem me acompanha, 1 mês atrás comecei a sentir os primeiros sintomas de algo que eu não esperava MESMO!
Começou com uma leve dor de cabeça, depois comecei a sentir um mal estar e quando me dei conta meu corpo inteiro doía, como se uma gripe ou refriado muito forte estivesse "me pegando de jeito". Eu podia jurar que estava com febre, mas quando pude medir minha temperatura ela estava normal...
Trabalhei dois dias me sentindo MUITO mal (5ª e 6ª, dias 16 e 17/8). Me lembro de ter conversado com uma das monitoras e dito que eu não me lembrava de um dia de ter me sentido tão mal quanto estava me sentindo.
Eu não me dei conta do que estava acontecendo comigo... Lembro de ter coçado a têmpora, e de ter surgido no mesmo local um machucadinho que não queria sarar... Continuei com a minha rotina. Quando foi na sexta-feira, fui ao mercado, senti uma bolhinha no queixo, imaginei que fosse uma espinhazinha e estourei.
Chegando em casa, guardei as compras, jantei e fui tomar banho. Passei a mão nas costas e senti pequenas bolinhas, achando que fosse a mesma coisa que no queixo, também as estourei. Quando percebi, para minha surpresa, haviam 3 bolhinhas na minha barriga. As observei bem... não eram quaisquer bolhinhas. Elas eram bem redondinhas, transparentes, levemente avermelhadas na base e cheias de "água". Continuei olhando pra elas e fiz a coisa mais óbvia. 

NÃÃOOOOOOOOOOOOOOO!!! 

Eu não estourei... hahaha
Nessa altura eu já suspeitava o que eu tinha... 
O que eu fiz? Liguei pra minha mãe é claro!

" - Oi mãe, tudo bem? Eu to ligando porque... eu acho que estou com CATAPORA (!!!!!)"

Pois é... Catapora não é uma doença exclusiva das crianças. Na verdade, se você nunca teve, ou nunca foi vacinado, um dia você pode vir a pegar.
Resumindo... o primeiro final de semana foi HORRÍVEL! Por causa do calor e das várias bolhas que saíram meu corpo coçava muito. Quase não dormi. Eu não conseguia comer direito porque também haviam saido bolhas dentro da minha boca e no início da garganta. 
Como eu não sabia direito o que fazer, fui pesquisar na internet. Há vários sites falando sobre a doença, mas o que eu mais gostei foi esse aqui, da Universidade Federal do Rio de Janeiro:

http://www.cives.ufrj.br/informacao/varicela/var-iv.html

Basicamente...

A catapora pode ocorrer durante todo o ano, mas há um aumento de casos da mesma entre os meses de agosto a novembro. 

Se você ou seu filho nunca tiveram, evite o contato direto com quem está com catapora.

"O período de incubação da varicela varia de 10 a 21 dias (comumente entre 14 e 16)..."
"O período de maior risco de transmissão começa 48 horas antes do aparecimento das vesículas e vai até a formação de crostas em todas as lesões..."

Não há tratamento que interrompa o clico do vírus, apenas medicamentos que amenizem os sintomas.

NÃO DÊ NENHUM MEDICAMENTO À CRIANÇA SEM INDICAÇÃO OU PRESCRIÇÃO MÉDICA!  

Há remédios que podem conter ácido acetil-salicílico, e piorar a situação de seu filho caso sejam ingeridos.

O repouso é realmente necessário. Compressas frias aliviam o incômodo causado pela coceira (a sensação é que quanto mais quente o corpo, maior a coceira). A alimentação precisa ser leve e deve-se ingerir bastante líquido.

Particularmente, por ser adulta e o médico ter liberado, eu usei permanganato de potássio, um pequeno comprimido roxo, que deve ser diluído em água e utilizado para banhar o corpo. Ele ajuda a secar as vesículas. 
E a pasta d'água mentolada... ela é antisséptico, secativo, cicatrizante e tem ação refrescante. Foi o que me salvou.

Depois de uns dias, minha pele começou a ficar muito seca por causa do permanganato, então parei de usar, mas continuei usando a pasta d'água.

Pra descontrair o post, lá vai um antes e depois:

  

(*Suspiro)
 Foi um período difícil...rsrs

Mas agora tudo já passou e só me restaram pequenas marquinhas e nenhuma saudade dessa doença!
Ainda bem que catapora só se pega uma vez na vida!!!

Espero que o artigo ajude! Não precisa ler tuuuuuuudo, mas está bem completo!




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário